Campeonato de Supino 2015 – Eu competi!

Semana passada foi a 26ª Semana da Educação Física na FMU. Um evento muito importante para o curso e que é planejado pela comissão durante um ano todo, desde a busca de patrocinadores até os convidados e conteúdos que serão apresentados na semana. Mega evento!

Fomos formalmente comunicados do evento uma semana antes. Sendo assim, nós do primeiro semestre não participamos ativamente realizando atividades, mas poderíamos participar como ouvintes de todas as palestras e workshops da programação da manhã.

A semana funciona assim:

Você ganha um “passaporte” com toda a agenda da semana, o descritivo de todas as atividades disponíveis para você escolher as que te interessam e uma folha no final para receber os carimbos de participação. Nesta semana não tem aulas regulares e cada evento que você participar ainda conta como 4 horas para as famigeradas “Atividades Complementares”, mediante entrega de relatório de cada participação e apresentação do passaporte em prefeito estado com o respectivo carimbo.

Atividades complementares – o pesadelo do curso – no final do curso o aluno deve ter completado 200 horas de atividades complementares para receber o diploma, caso contrário, o aluno estará automaticamente reprovado e só concluirá o curso quando completar essas horas e, claro, as 400 horas de estágio!!! :-O

Na semana da educação física, o aluno precisa passar na sua sala e responder a chamada com o seu professor do dia, antes de ir para a primeira palestra, workshop ou o evento que escolheu. Após a “hora do recreio” é preciso voltar para a segunda chamada na sua sala e por fim, ir para o segundo evento do dia.

Indo em todos os eventos e entregando os respectivos relatórios você já garantiu 40 horas! \o/

Eis que no mesmo dia da comunicação do mega evento, um dos organizadores do tradicional Campeonato de Supino passou na sala para nos convidar! Além das 4 horas por assistir o evento, ainda daria direito a mais 10 horas se você participasse como competidor! Aí sim!

Como sou a representante de sala, ele me entregou alguns formulários de inscrição para eu distribuir para os interessados da minha turma.

Como o pessoal está sempre viajando, um monte de gente aleatória que nem sabia o que era supino retirou comigo a ficha de inscrição! Os bolados que teriam chance de disputar o campeonato ficaram de fora… hauhauauahauhauahua… essa minha sala é campeã!

Dentre os frangos, ninguém mais, ninguém menos que a Representante de Sala aqui foi representar as fortonas! hauhauhauahua… mentira, duas lindas fortonas de verdade da sala foram nos representar, a Maricota e a Nathalia. \o/

Sendo assim, comecei minha “preparação” a jato:

Dia 19 – 2ª feira – fomos comunicados da competição.

Dia 20 – 3ª feira – Avisei meu treinador, o Bruno, que eu ia me inscrever, se era muito zuado… Ele adora uma farra e disse que era pra eu ir sim, e me “tranquilizou” com a linda história do amigo fortão da turma dele que arrebentou o tendão do peitoral nesta prova… socorroooooo… combinamos de na quinta-feira fazermos um teste para eu saber minha carga máxima.

Dia 22  – 5ª feira – Cheguei na sala de ginástica do prédio e o peste do Bruno tinha colocado todas as anilhas que couberam na barra de supino… hauhauahuahaua… bullyng total! Bom, primeiro fiz um aquecimento com o peso que estou acostumada e fiz 20 repetições. Aí, o Bruno perguntou o meu peso (63 kg no dia) e tascou logo 25 kg de cada lado. Mas nem com careta, me contorcendo feito minhoca, eu consegui levantar aquela montanha. Ele tirou 5 kg de cada lado e com o apoio dele e do Val, eu consegui levantar porcamente. Bem porcamente mesmo, pois o braço direito vacilou e a perna esquerda levantou pra ajudar o companheiro… UM HORROR!!! Mesmo assim, entreguei minha ficha de inscrição pra organização! \o/

Dia 27  – 3ª feira – Semana da Educação Física rolando! Fiz mais uma vez o teste na aula de funcional e foi um fiasco de novo! A desculpa desta vez é que foi no final do treino e eu já estava cansada… 😉
Lá na facu, no final do workshop da primeira aula, a organização do Campeonato avisou que os competidores deveriam ir até a academia da facu fazer a pesagem. Desci lá e constatei 64,6 toneladas, 3 kg de safadeza adquiridos nas férias do Val.

Agora, informação séria e relevante: por que o peso do atleta é importante?

É feita uma relação entre o peso do competidor e o quanto ele levanta, ou seja, se Marcela com 65 toneladas levantar 15 kg de cada lado e Formiga Atômica com 1 g levantar 10 kg de cada lado, Formiga ganha! \o/

Esse cálculo é chamado de Cálculo Wilks (a Lydia, atleta de Power Lifting da minha sala, que me ensinou) .  É usado para determinar o real melhor levantador de supino, foi criado por Robert Wilks e usado pela “IPF”(International Powerlifting Federation) e principais campeonatos baseados em suas regras oficiais. Tem até umas calculadoras prontas na internet, clica aqui.

Enfim, chegou o dia!

O Campeonato ia acontecer na seguinte ordem:

1º – A categoria feminina por ordem crescente de peso a levantar indicado no momento da pesagem, ou seja, as frangas primeiro… rs

2º – Categoria masculina com competidores de peso corporal até 80 kg, na mesma ordem crescente de pesos a levantar;

3º – Categoria Monstrão, os meninos com peso corporal  maior que 80 kg. E conseguimos um representante de peso, o Thiago, nosso monstrão de 90 kg conseguiu se inscrever! Oba!

Independente da categoria, cada competidor poderia realizar 3 tentativas com o mesmo peso.

No fundo do ginásio tinha um espaço para aquecimento. Fui lá aquecer e já fiquei com medo… hauhauahauhau… as amiguinhas estavam aquecendo com 30 kg como se estivessem levantando cotonetes.

Beleza, fiz a mesma coisa, mas apenas 6 repetições, pois como fiz meu treino funcional horas antes, estava cansadinha… ops, cansadinha? Hummmmm… Então, foi isso!?

Terminei de aquecer com flexões de braço e de tríceps.

Começaram a chamar as meninas dos pesos a levantar mais leves para os maiores…

E lá fui eu, me chamaram para a primeira tentativa… Ia começar pelos 15 kg de cada lado, que com a barra somavam 40 kg!

Tinha duas estações no ginásio, cada uma tinha 6 meninos da organização, 3 no suporte à barra, um para destravar (tirar a barra do suporte, se você quisesse), um à esquerda e um à direita da barrra, para evitar que algum competidor morra enforcado caso a barra volte de uma vez por qualquer motivo. E mais 3 juízes distribuídos em volta da estação, um à esquerda, um à direita e um aos pés do competidor, de olhos bem fixos e impiedosos!

Tudo isso porque, além de levantar a bagaça, você não pode mexer nem um fio de cabelo, ou seja, não pode levantar a cabeça, não pode curvar a lombar, não pode levantar os pés da plataforma de apoio, não pode NADA, além de levantar a barra!!!

Ainda saí no Face da semana da educação física, que luxo! Foto oficial do evento.

Primeira tentativa: FAIL! Tiveram que me ajudar a levantar a barra que parou na metade do caminho de volta! hauahuahauahauhau

Os 3 juízes estavam com a mão para baixo, invalidando meu levantamento. Caso tivesse sido sucesso, os 3 teriam que estar com uma das mãos pra cima, igual quando a gente quer fazer pergunta na aula ;-b

Daí foi só ladeira abaixo…

A segunda foi um pouquinho melhor, mas bambeei a barra e na terceira também! Além das caretas mil que davam até dó… huahauahauahau…

Os juízes impiedosos não validaram nenhum dos meus levantamentos.

Achei maior errado!!!! Nunca fui tão humilhada!!!! rs

(Bati nos 3 na saída… ~aquelas… hahhahahaha… até parece…)

Ano que vem vocês me pagam!

A Nathalia da minha sala teve o primeiro levantamento invalidado também, ela curvou a lombar. No final, também não conseguiu ir muito longe também…

Já a Mari, arrasou!!!!! Vivaaaa! \o/

Conseguiu pegar 3º lugar, levantando 20 kg de cada lado (se não me engano, qualquer coisa, corrijam aí)! Não é uma linda? A menina que ficou em 1º foi embora antes de acabar o evento que foi até quase 12h (sendo que nosso horário é até as 11h30). O professor Mário Charro que levantou a medalha dela.

Maricota querida à direita no 3º degrau! ❤

O  atraso foi devido à disputa acirrada dos monstrões na segunda Etapa do Campeonato, que foi depois do recreio.

Aí sim o negócio fica tenso! Os meninos até 80 kg de peso corporal mandaram super bem, mas a disputa dos monstrões é a mais emocionante porque as barras até vergam com a quantidade de peso que vai nas pontas! Huahuahauahuahauhau

Tivemos um representante na categoria de atletas acima de 80 kg, o Thiago, um dos monstrões da sala. Os demais demoraram para se inscrever e não tinha mais vaga, como eu disse anteriormente.

O Thiago mandou muuuuito bem! Com seus 90 e pouquinhos kg de peso corporal, o monstro levantou 65 kg de cada lado (+ a barra, claro!)

Porém, devido ao tal cálculo Wilks, ele não subiu ao pódio… 😦

Ano que vem ele disse que vem para arrasar!!! Vai de 80 kg de cada lado só pra começar! hahahahaha… issae, Thiagão! Eu também vou começar com 30 kg só pra aquecer! hhahahahaha

Esse foi o pódio dos meninos sub 80 kg:

Pódio dos campeões até 80 kg de peso corporal

E o pódio dos monstrões, onde o vencedor levantou NOVENTA de cada lado!!! :-O

Atenção para a camiseta do campeão: #ficagrandeporra

Ano que vem é nóis!!! Bora treinar, professor Bruno!!!

#marcelamonstra2016

2 comentários sobre “Campeonato de Supino 2015 – Eu competi!

Deixe um comentário

