Meus tênis

PS: Este post não tem nenhuma base científica para avaliar os recursos dos tênis que serão citados, apenas a avaliação pessoal desta querida autora que vos escreve. E infelizmente, não tem nenhum jaba também. 😦
(Asics, Mizuno, Adidas, New Balance, Nike fiquem a vontade que tô facinha!)

Já faz algum tempo que alguns amigos tem me pedido sugestões de tênis para corrida, pois precisavam comprar um novo ou estavam iniciando as atividades papaléguas e não sabiam por onde começar.

Montei uma lista dos tênis que eu uso, mas já fui adiantando que é questão de gosto. A escolha do tênis é bem pessoal. Por exemplo, eu não gostei do Nimbus, mas tenho amigos que amam! Outros que correm de Prophecy ou Creation, eu tenho medo… (Deus me livre e guarde! rs…)

Vou abrir um parênteses sobre um assunto bem polêmico, o famigerado “tipo de pisada”. Segundo a maioria dos especialistas, não se preocupe com isso, tente escolher um tênis que seja confortável para você! Se você tiver alguma alteração muuuuuito acentuada, procure um especialista para fazer uma avaliação e assim indicar uma palmilha personalizada de acordo com cada um dos seus pezinhos. Não vai se estrubicar, pelamordedeus???

Anota aí a dica: “Para prevenir lesões é melhor se preocupar com o peso corporal, tipo de treinamento, comportamento, idade e lesões prévias.” (Fonte: Pisada pronada: um mito popular sobre lesões em corrida). Veja também este vídeo Mitos e verdades sobre Tipos de Pisada. Entre outros posts e vídeos de especialistas.

Prove seu tênis com muito carinho e atenção antes de comprá-lo, isso sim fará a diferença! 😉

Beleza, vou apresentar os meus pisantes queridos:

  • Mizuno Wave Prime 8

O meu é exatamente este, azul e branco (não tão branco mais…)

Este modelo, Prime 8, já tem mais de 2 anos, saiu de linha. O modelo atual é Prime 10.

Link oficial: http://www.mizunobr.com.br/esportes/running/calcados/wave-prime-10/

Minha opinião: É um tênis muuuuuito confortável com bastante amortecimento . Ideal para quem vai começar as passadas, seja correndo de leve ou caminhando. O meu é modelo masculino, pois é claro que não achei o feminino no tamanho 40. Ele é o tamanho 8.5 masculino no padrão americano.

(Esta situação se repetirá por todo o post… vai vendo…)

  • Saucony Triumph 10
Este é exatamente o meu, modelo masculino também.

Este é exatamente o meu, modelo femininoooo, aleluia!

Comprei no ano passado quando fui retirar o kit da primeira etapa do Circuito das Estações na loja Mundo Corrida.

Minha opinião: Tamanho 10 feminino padrão USA. Tem bastante drop (diferença de altura da ponta do tênis para o calcanhar), parece que você está de salto alto, são 8 mm de drop. Com isso, o amortecimento é forte! O cabedal é todo furadinho, permitindo que os pés não esquentem porque fica bem arejado. Já corri na chuva com ele (a estreia foi numa Night “Rain”… afffff… nunca tomei tanta chuva correndo) e achei perfeito, os pés não ficam boiando dentro do tênis, a água escorre toda, só ficam úmidos, afinal, ele não é uma galocha, né?

Uma resenha mais detalhada sobre o Triumph 10 – http://blog.runningwarehouse.com/rs/saucony-triumph-10-our-take/

  • Nike Free 5.0
Sou chorona, né? Este também é modelo feminino, tamanho 10 USA

Sou chorona, né? Este também é modelo feminino, tamanho 10 USA

O Nike Free é da linha de tênis minimalistas (como? Clique aqui), em outras palavras, que imita a pisada natural, tipo descalço, já que tem pouco amortecimento e não tem a placa de estabilidade na sola. Com isso, seus pés parecem estar soltos no chão, você sente cada movimento na extensão toda deles… (Podemos conversar mais sobre o assunto em outro post, se vocês tiverem interesse)

Minha opinião: Eu não me adaptei!!! Conforme o link que coloquei ali pra cima, a musculatura dos seus pés é toda requisitada, pois é como se você estivesse correndo descalço! Com isso, senti muita dor na curvinha de um dos meus pés e tive que interromper o treino no meio porque estava incomodando muito, era uma dor tipo cãibra, sabe? Já o maridão, se adaptou tanto, mas tanto que tem o 5.0, o 4.0 e o 3.0. Esses números tem a ver com o tal do drop (o salto alto do tênis), que são respectivamente de 5 mm, 4 mm e 3 mm. A ideia da corrida naturalista é o drop ZERO, ou seja, tênis sem salto alto. Estes modelos da Nike são uma proposta de transição para que você finalmente corra só com aqueles “tênis meinha” ou descalço mesmo!

Tênis naturalista, drop ZERO

Tênis naturalista, drop ZERO

Link para mais detalhes sobre o Nike Free: http://www.nike.com.br/Tenis-Nike-Free-5.0-Feminino-357498.html

  •  Mizuno Sayonara 2
mimimi... Este é o modelo masculino, não consegui achar o QUARENTÃO nas cores femininas

mimimi… Este é o modelo masculino, não consegui comprar o QUARENTÃO nas cores femininas

O Sayonara 2 é um tênis suuuuper leve, com cabedal sem costura e bem espaçoso na frente! O que dá um conforto incrível aos pés largos como os meus. O amortecimento dele já é mais sequinho, só tem amortecimento no calcanhar, não tem na frente. O drop é bem mais baixo que os que citei anteriormente. Ouso dizer que é o mais flat que eu tenho.

Genteeeeeee, deixa eu contar… tem mais de um ano que tenho ele, né? Aí, na semana passada, a MARAVILHOSA da Ariane Monticeli ganhou o Iron Man de Floripa correndo com ele!!! Agora, estou me achando e só quero correr com ele também, vai que, né? huahauhauahauhau… (o segredo do sucesso é o tênis, sei sei… risos eternos)

Minha opinião: Agora, com essa história da Iron Man Ariane, é o melhor tênis que eu tenho! Mentira!!! Os queridinhos vão ficar para o final. O Sayonara é maravilhoso por ser leve, fresquinho e super largo para evitar as famosas bolhas nos pés. Fui conhecer as tais bolhas na São Silvestre usando o bendito Adidas Energy Boost que falarei logo mais. Recomendo super o Sayonara para quem quer um tênis leve, confortável e não tão caro como os mais pró. Ele está em promoção por 299 em vários lugares, por ser um modelo antigo. Logo mais a Mizuno deve lançar o 3, eu acho.

  • Adidas Energy Boost ESM
Bonitinho, mas ordinário

Bonitinho, mas ordinário

O que dizer do Adidas Energy Boost 2 ESM, que me faz tanta bolha e eu continuo usando muito mesmo assim?

Vamos por partes:

Energy Boost é esta tecnologia de amortecimento que parece um isopor. Esse dito cujo não faz milagre, claro, mas acho que é o melhor amortecimento que eu tenho. Ele é muito confortável, e como vocês podem ver, ele tem um drop gigante, acho que te faz ficar uns 12 mm longe do chão. Haja espuma, minha gente!

Estas letrinhas “ESM” no final do nome, tem a ver com o acabamento do cabedal, que é uma malha que se ajusta super ao pé, como se fosse uma meia, sem costura nem nada. Igual à tecnologia Flyknit da Nike, que os tênis parecem ser feitos de crochê. ❤

Eu queria o ROSA, claro, mas o meu é o laranja masculino 8.5 padrão USA. Este da foto…

Minha humilde opinião: O lazarento me fez uma bolha eterna na lateral do pé esquerdo! Ganhei a bendita de presente na São Silvestre (ele foi o escolhido para esta corrida maravilhosa) e ela nunca mais me abandonou. Quando ela murcha e solta a pele, lá vem outra por baixo. É claro, que tudo isso porque eu não aposento o danado, se eu ficasse só nos outros, certamente eu me livraria dela. Sendo assim, vivo uma relação de amor e ódio com o tênis da minha marca favorita desde a minha longínqua época de clubber… ❤

Afffffff… tô cansada de escrever… vou deixar os queridos para um outro post! (Será que você chegou até aqui? Dúvido!)

DICA DE OURO: ATENÇÃO!!!!!! COMPREM O TÊNIS UM NÚMERO MAIOR QUE SEUS CALÇADOS NORMAIS!!! SENÃO, VOCÊS PODEM MACHUCAR SUAS UNHAS, FAZER BOLHAS, ETC… ISSO PORQUE DURANTE A CORRIDA OS PÉS INCHAM E PODEM FICAR BATENDO NO BICO DO TÊNIS OU RASPANDO NA LATERAL.

Qualquer dúvida, podem perguntar! Consultoria grátis…

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12 comentários sobre “Meus tênis

    • Marcela Dourado disse:

      Oi Thi !!! Vc foi radical, hein? Huahauhauahua na época eu estava bem “godinha”, talvez isso tenha dificultado um pouco. Depois do seu depoimento kamikazi, fiquei com vontade de tentar de novo…
      Valeu! Muito obrigada pelo incentivo e pela audiência! \o/

      Beijão

      Curtido por 1 pessoa

  1. varantes disse:

    Eu adorei o Nike Free. Como disse a Má, tenho o 5, o 4 e o 3. Até ter um problema na minha cervical, vinha treinando a pisada médio pé. Devo ter forçado além da conta, porque aí me veio uma tendinite, pequena, mas tava lá. Voltei pro tênis com amortecimento por um tempo, mas logo logo retorno pro meu minimalista.

    Marcela, inveja, você escreve muito melhor que eu! Isso não tá certo!!!

    Te amo, Valval

    Curtido por 2 pessoas

  2. Diego Magdaleno disse:

    Me adaptei muito bem aos minimalistas (talvez uma vida inteira de futebol descalço na rua tenha alguma coisa a ver com isso rsrs) e, apesar de ter sentido um pouco de incomodo em um dos pés nos últimos meses, não penso em abandonar essa forma de corrida tão cedo. Após algumas consultas com um ortopedista competente e algumas ressonâncias estou me sentindo confiante para voltar a treinar e já comecei com algumas corridas mais leves pra pegar o ritmo de novo!

    Curtido por 1 pessoa

    • Marcela Dourado disse:

      Diego, de acordo com o mestrado do meu treinador, certamente os seus jogos de futebol descalço influenciaram mesmo! No estudo dele, a pisada da criança descalça e da criança calçada são completamente diferentes. \o/

      Pode mandar ver na corrida que o seu problema é o sapato social… hauhauahauhauahauahua….

      beijão e até a próxima!

      Curtido por 1 pessoa

    • diegomagdaleno disse:

      Opa.. brigadão!!
      Já li alguma coisa sobre isso também. Ainda falta muito pra eu pegar um keniano num sprint rsrsrsr.. mas a gente faz o que pode!

      Agora que nós dois estamos de volta temos que marcar uma corrida que essas meninas aí já estão se preparando pra outra! rsrsrs

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    • Marcela Dourado disse:

      Então, Nicinha! Essas coisas mudam muito, tem muita gente estudando sobre isso, é difícil mesmo!!! A minha sorte é que meu coach acabou de concluir o mestrado dele nesta área, então tenho informações fresquinhas e confiáveis!

      Beijão e obrigada pela divulgação do meu bloguinho ❤

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